30 de julho de 2005

FÓRUM LISBOA

Aparentemente a Assembleia Municipal tentou fazer passar a "lei" que lhes permitiria dispor do Fórum Lisboa para seu uso exclusivo. Santana terá sido detido pela recusa da vereadora da cultura, M.Pinto Barbosa, que lembrou que estando o S.Jorge "em obras" (por assim dizer...) e estando firmados compromissos com diversos festivais e outras iniciativas, não seria uma boa ideia.
A coisa parece que ficou suspensa, por agora.
Relembro o agastamento dos membros da Assembleia, aquando da realização do Indie Lisboa (mais de 15.000 espectadores...) em serem "incomodados" no seu território. A organização teve de desmontar quase tudo, apagar os vestígios de que estava a acontecer um festival (interrompido um dia inteiro por causa destas aves raras) para que eles não "se perturbassem". Isto, num CINEMA PÚBLICO! Lá deixaram os motoristas dos mercedes e bmws (pagos com o nosso dinheiro, carros e motoristas) à espera, enquanto eles fingiam trabalho útil.
Agora voltam à carga. Tomar posse de um cinema com 400 lugares, além de várias salas e auditórios para se reunirem de vez em quanto.
Ao que pode chegar a prepotência e a pouca vergonha...

29 de julho de 2005

GOD BLESS STUPIDITY

Quando a direita está no poder em portugal (sim, com minúscula) além de termos de aturar o Nuno Rogeiro e o camarada Delgado, ainda levamos com o mito de que a América é o top da civilização. Custava-me a perceber de onde viria esta ideia. Agora já sei...

28 de julho de 2005

EM CHAMAS

Regresso da zona da Sertã, onde a família se viu a braços com um incêndio. Rodeados pelas chamas lutaram toda a noite para salvar a casa. Da estrada, os mirones e os bombeiros viam arder. "Desenrasquem-se que nós vamos para...", diziam do carro-tanque, a toda a brida, enquanto o fumo e o barulho do monstro cobriam o local. Nada de novo para as gentes do Pinhal. Agora olha-se para uma zona verde sabendo-se de antemão que mais ano menos ano alguém a terá mandado incendiar.
Está tudo negro e a cheirar a queimado no local onde ainda há pouco passeava com o cão. Já não há "mina" de água, nem raposas, coelhos ou pássaros. Algures no país haverá um madeireiro um pouco mais contente.
Os bombeiros, esses, passam pelas estradas, gritando Tinóni, Tinóni...
incendio.jpg

24 de julho de 2005

BOMBING

Por todo o lado o cheiro dos explosivos. Em Londres, no Iraque... Ontem, em Sharm-El_Sheik. Para os que leram o B. and Mortimer o nome não será desconhecido. Para os que puderam mergulhar nos mares em frente à costa árida e rochosa ainda menos. Paredes verticais descem a pique, iluminadas por gorgónias e corais cérebro. Aqui e ali, as gigantescas e quase extintas esponjas crescem em tubo para a imagem da superfície. Com sorte, um tubarão-baleia passará como um navio por nós. Foi contra esta contemplação do mundo que os terroristas atacaram. Alguns julgam ir para o paraíso ao levarem consigo as vidas dos que trabalharam durante o ano inteiro para para ali chegar. Por mim, espero que vão todos ao encontro das 11000 virgens. De preferência, muito em breve.

ps: quantos egípcios ficarão sem trabalho com o medo provocado pelos atentados?
Sharm-El-Sheih_5.jpg

22 de julho de 2005

CRÓNICAS DE SANTIAGO

Sem cedilhas e com poucos acentos...
A cidade cá está, flutuando na pedra. Peregrinos vejo poucos, mas muitos sao os que entram na catedral vestidos com filhos e sogras para tocar na cabeca do santo e ver de perto o altar-mor.
Santiago é a leveza e a pedra, o espírito dos que chegam e o bom acolhimento dos que cá estao.
Come-se o pulpo e os pimentos de padron, empurrados com Mencia ou Riojas... E fala-se. Muito. Na língua que nos atira para o cancioneiro e que lembra diariamente a Castela que a periferia nao pode ser um defeito de nascimento.
Em Santiago reencontra-se o melhor de cada português. Falo por mim.

15 de julho de 2005

ESTA SEXTA-FEIRA HOUVE GREVE

calhou bem, que o fim-de-semana está bom para a praia e anda muito funcionário em stress...

E AOS POLÍCIAS APETECE-LHES CORTAR PONTES...

Antes isso que cabeças nas esquadras... Por outro lado... sempre tinham mais prática.
DESISTIR É QUE ESTÁ A DAR

Conselho: vão à PT e peçam para rescindir o contrato do telefone.
Eles ligam-nos logo, para o telemóvel, oferecendo 50% de desconto no aluguer + chamadas grátis, entre muitas outras benesses, se mudarmos de ideias.
Estes administradores a 5000 contos por mês são mesmo nossos amigos :)
THE HALF BLOOD POPE

O ex-cardeal Rat-Singer (actual Pepino XVI ou lá que raio de nome é que se lembrou...) acha que as aventuras do amigo Potter pervertem o espírito do cristianismo no sentido em que ele o entende.
Fico mais descansado. Estava com medo de andar a comprar alguma coisa perniciosa para a família.
ovelha.gif

14 de julho de 2005

APAGUEI UM POST

porque não valia a pena. Quem é que em Portugal liga ao tráfico de influências? Como é que se prova, quando os governantes se escudam nas respostas dos assessores? Como é que se distingue entre o voluntarismo de um secretário de estado e o cumprimento (interpretativo) da lei?
E, sobretudo, quanto vale um lobby, no reino da luta pelos centavos?
Apaguei um post, porque não vale a pena.
Portugal está a deixar de valer a pena.

ps: vêm-me à cabeça as palavras de Agostinho da Silva: "Estou agradecido a Portugal por me ter mandado embora. Se não fosse isso eu não teria conhecido o que conheci ou aprendido o que aprendi".

12 de julho de 2005

BRASIL 3

No aeroporto de Lisboa, Catarina Furtado recebe-nos com uma altivez estudada, no cartaz publicitário. Ao lado, um outro produto, uma outra cara que não sorri.
Não sei como, mas tornámo-nos num país de arrogantes.
Numa pequenina bosta, de forma rectangular, que fecha fronteiras e se imagina importante por ter as moscas a voar em volta.
É só empurrar as malas até às Partidas, onde os taxistas não nos batem nem nos insultam, e estamos quase em casa.
Em casa, para partir.
BRASIL 2

Por toda a parte junto ao mar, lagoas e dunas o povo faz pela vida. "Quer espetinho? Refrigerante? Fazer aerobunda...? Não há melhor: tente que vai querer repetir".
Os homens movem-se por saberem que se pararem vem a miséria. De cima não virá nada, quanto muito notícias de um novo mensalão. O povão tem de ganhar o seu próprio feijão.
Por todo o lado o país enorme, a denunciar um potencial que por aqui nem se sonha.
"Já tentou a esquibunda? Olhe que vai gostar!".
Tieta passeia-se de mão dada com o fantasma de Jorge Amado. Em baixo, o mar verde.
BRASIL 1

Olham-se os primeiros coqueiros com a mesma alegria que o Pero Vaz de Caminha sentiu.
O vento sopra mas o ar é doce. Não estamos em casa e contudo abrimos o peito como quem chegasse a porto seguro.

2 de julho de 2005

MUITA TRABALHEIRA...
alegrias e aprendizagem com os processos e pessoas...
FÉRIAS :)))))

29 de junho de 2005

O ÚLTIMO ESPECTÁCULO

Hoje e amanhã são os dois últimos espectáculos da peça. Tudo chega ao fim.
Foi levantada do nada apenas pela vontade; primeiro a minha e depois dos que aceitaram puxar as cordas, os olhos no céu e o padrão que se ergue em contrapicado.
Um anónimo, depois de ir encher a mula na estreia, foi para casa e escreveu-me um hate-mail. Não lhe pude responder, por ser anónimo, teria preferido que expressasse a sua opinião ao vivo e em directo, ou pelo menos que tivesse a coragem de assinar. Antecipava, ele/ela, com gozo de que os actores representariam quase sempre para um público reduzido. Não se enganou de todo, houve dias muito fracos. Noites em que as pessoas preferiram as pipocas do Optimus Open Air, ou algum programa fácil na televisão. O que não sabe é que as pessoas têm todo o direito a ir ou a não ir ao teatro. E que nem me admira que não vão em massa. Os portugueses imaginam-se incapazes de produzir alguma coisa de interessante; não confiam em si, nem nos outros. Preferem a banalidade de uma cópia de Hollywood a uma comédia portuesa, contemporânea, que lhes dê mais do que o esquecimento. Sim, há bluff por todo lado, sobretudo apoiado pelos dinheiros públicos. Mas nem tudo é bluff. Nem tudo é exercício para o umbigo ou para os 2 neurónios.
Temos é de fazer o que não nos ensinam na escola: a escolher; a distinguir o bom do mau.

28 de junho de 2005

A CARTEIRA

...toca sempre duas vezes, no nosso prédio. Hoje trazia um ror de cartas registadas para vizinhança. Ameaças das Finanças, multas e coisas do género. Só por aqui mora a classe média, mais ou menos artística, mais ou menos de profissão comum. Não temos políticos, nem dirigentes de clubes, nem empreiteiros.
É por isso que a senhora carteira toca à nossa campaínha. No país em que tudo apela à desonestidade como forma de se estar tranquilo.

27 de junho de 2005

O CICLO FECHADO

Li que a administração Busha mandou banir mais 400 títulos das bibliotecas. A desculpa era terem cenas de sexo e violência. Prevê-se que o número de livros proibidos aumente nos próximos tempos.
E eu prevejo que a palhaçada portuguesa, mesmo sem os meninos de portas nos tachos governamentais (estão agora enfiados noutros, claro) não tardará a fazer o mesmo por cá.
Minerva nos dê paciência para atravessar as trevas.
anim-censor.gif
O SONHO CAVAQUISTA

A pouco tempo de termos como primeira-dama, a poetisa de Boliqueime, percebo que o sonho do marido de um Portugal em que o dinheiro fosse o motor e a causa da felicidade se concretizou.
No centro comercial duas miúdas brincam. Uma diz à outra: "X... Não fujas! Olha... Assim já não te COMPRO NADA". Onde é que foi parar a frase "Assim, já não sou tua amiga!"?

24 de junho de 2005

SESSÃO CONTÍNUA
esgoto.jpg
Na rua, em baixo, desde ontem, um camião suga sabe-deus-o-quê de uma boca de esgoto.
O trânsito arrasta-se, aumentando o ruído e um barulho monótono, contínuo, que mete os nervos dos gatos da casa em franja, não se cala.
É certo que o país tem muita porcaria para retirar do seu interior... Mas tanta?!!!

23 de junho de 2005

CADEAU BONUS!!! OU PUBLICIDADE DESENCAPOTADA.

Raios me partam se não tinha vontade de fazer isto há anos:

Oferta visitantes do prazer_inculto. Só para esta semana, a penúltima desta série de representações, oferecemos 50% de redução no preço do bilhete de A CIBERNÉTICA.
Para hoje, 5a, amanhã 6a e sábado. 50%.
Basta reservarem (relembro que o número de lugares é reduzido... já para evitar chatices) para o 963950010. Têm é de dizer "Prazer Inculto". Isto vai perturbar o Nuno Martins da produção, mas permitirá assistir à peça, durante estes dias, por metade do preço. Pode ser por escrito, sms, com o vosso nome e do vosso acompanhante. Dois por pessoa. Só para nós :)

ciberneticapromo.JPG


(Espaço Atmosferas, rua da Boavista, 67, em Lisboa - rua do final do Elevador da Bica, em baixo, ou do Belêza- 22 horas)

LOL. Pronto, está feito!
A BANCA

Jorge Sampaio atreveu-se a insinuar que os banqueiros portugueses não tinham um pingo de interesse no progresso do país. Que preferiam o lucro fácil e imediato à mudança que necessita da sustentação financeira de vários.
Ora basta ver os lucros dos bancos privados, os milhões que os filhinhos torram em festas e carros de luxo para se perceber que o nosso presidente não tem razão nenhuma.
É tudo boa gente. Nalguns casos, até Santa!
Pax in argenta (latim selvagem)
tiopatinhas1.gif